Estudo associa a covid-19 ao aparecimento da diabetes tipo 1 em crianças 1369

Um estudo, publicado na revista Diabetes Care, sugere uma possível ligação entre a covid-19 e o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças.

O estudo, denominado por “Has COVID-19 Delayed the Diagnosis and Worsened the Presentation of Type 1 Diabetes in Children?“, é da autoria de Ivana Rabbone, Riccardo Schiaffini, Valentino Cherubini, Claudio Maffeis, Andrea Scaramuzza, e do Diabetes Study Group of the Italian Society for Pediatric Endocrinology and Diabetes.

A investigação mostrou que 30 crianças em hospitais no noroeste de Londres apresentaram diabetes tipo 1 durante o pico da pandemia.

Este número é “o dobro do número de casos normalmente vistos neste período em anos anteriores, com grupos de casos em dois desses hospitais”, indica o estudo.

“A nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de novos casos de diabetes tipo 1 em crianças era muito alto em dois dos hospitais no noroeste de Londres em comparação com os anos anteriores, e quando investigamos mais, algumas dessas crianças tinha coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus”, acrescenta.

Os investigadores, após análise, acreditam que a proteína spike do coronavírus pode ser capaz de atacar e destruir as células produtoras de insulina no pâncreas.

O estudo mostra “uma ligação entre a covid-19 e o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em algumas crianças”.

Apesar do estudo ser limitado a uma região do Reino Unido e, os cientistas defenderem que mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação definitiva entre os dois, esperam que, entretanto, “os médicos estejam cientes dessa potencial associação”, conclui o estudo.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa