O Grupo Parlamentar do Livre apresentou ontem um projeto de lei que propõe a alteração ao Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, “com o objetivo de assegurar um acesso à profissão mais ágil e alinhado com a realidade do país”, relata a Ordem dos Nutricionistas (ON), no seu LinkedIn. O projeto de lei visa a dispensa da obrigatoriedade do estágio profissional de acesso à profissão.
A ON explica que, logo após o início dos trabalhos do Parlamento, “retomou o diálogo com os diferentes grupos parlamentares com o objetivo de continuar o trabalho iniciado em 2024, no sentido de vir a tornar possível a alteração do Estatuto da ON, que permita a eliminação do estágio profissional como requisito obrigatório para o acesso à profissão”. Uma situação que, a seu ver, “impacta diretamente os licenciados e a integração dos jovens profissionais no mercado de trabalho”.
Este trabalho “começou a dar frutos”, continua a ON, revelando que deu “entrada ontem, na Assembleia da República [AR], um Projeto de Lei apresentado pelo Grupo Parlamentar do Livre, que propõe a alteração ao Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, com o objetivo de assegurar um acesso à profissão mais ágil e alinhado com a realidade do país”.
Num momento em que Portugal “precisa de mais de nutricionistas para responder aos desafios da saúde pública, é urgente eliminar obstáculos que comprometem a integração no mercado de trabalho e garantir que o país possa contar com os nutricionistas de que necessita. Ficamos com a expectativa que outros Grupos Parlamentares venham a seguir o mesmo exemplo”, conclui a Ordem dos Nutricionistas.




