Dariush Mozaffarian: “Construir uma infraestrutura de saúde pública e alimentar” 185

Entre hoje e amanhã, está a decorrer o XIX Congresso de Nutrição e Alimentação, da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), este ano numa edição online.

Com três salas disponíveis, a emitir ao mesmo tempo, os participantes puderam optar na primeira manhã do evento por três mesas redondas, três conferências, uma conferência plenária e um simpósio.

Numa dessas conferências, denominada por “A história das Ciências da Nutrição: implicações para a investigação em curso, recomendações alimentares e políticas alimentares”, estiveram presentes Dariush Mozaffarian, da Friedman School of Nutrition Science & Policy of Tufts University (EUA) como orador, e Conceição Calhau, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, NOVA Medical School, como comentadora.

Falou-se das recomendações alimentares associadas a várias politicas alimentares em vigor, e também algumas que se deveriam implementar, de modo a garantir a sustentabilidade

Um dos destaques partiu de Dariush Mozaffarian, professor da Friedman School of Nutrition Science and Policy da Tufts University (EUA), que defendeu que se devia construir uma forte infraestrutura de saúde pública e alimentar.

É hora de um “voo à lua” para consertar o nosso sistema alimentar. Devemos alavancar os alimentos como medicamentos, incentivar e mudar para alimentos reais, construir uma forte infraestrutura de saúde pública e alimentar, e expandir rapidamente a pesquisa crítica em nutrição. Uma campanha massiva sobre dieta salvaria vidas e mudaria o curso da saúde das nações para sempre.

O Congresso organizado pela APN continua esta tarde, assim como ao longo do dia de amanhã. Não perca!

Envie este conteúdo a outra pessoa