DAN do INSA redesignado Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil 0 295

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), renovou a colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em iniciativas de vigilância e prevenção da obesidade infantil. Esta nova colaboração terá a duração de quatro anos, até julho de 2023.

A renovação decorre de um processo de avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos e do projeto apresentado para os próximos quatro anos (jul. 2019/jul. 2023).

A colaboração com a OMS, prevê a divulgação de resultados e a organização de eventos técnico-científicos relacionados com a obesidade infantil, treino e educação especializada, identificação e divulgação de boas práticas e guidelines, e da promoção e educação da saúde.

A monitorização e estudo do marketing alimentar dirigido a menores em Portugal e outros países do sul da Europa, assim como a monitorização da ingestão alimentar e da composição de alimentos, em particular ao nível da quantidade de sal, gordura trans e teor de iodo presentes nos alimentos, são outras das componentes desta colaboração.

O DAN do Instituto Ricardo Jorge tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.

Envie este conteúdo a outra pessoa