Comissão Europeia lançou Estratégia “Farm to Fork” 467

A Comissão Europeia lançou a estratégia “Farm to Fork” que tem como objetivo alcançar um sistema alimentar justo, saudável e ecológico.

Esta estratégia está no cerne do Acordo Verde Europeu e pretende acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável que origine um impacto ambiental neutro ou positivo; que ajude a mitigar as mudanças climáticas e adaptar-se aos seus impactos; que reverta a perda de biodiversidade; que garanta a segurança alimentar, nutrição e saúde pública, garantindo que todos tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, nutritivos e sustentáveis; e que preserve a acessibilidade dos alimentos, gerando retornos económicos mais justos, promovendo a competitividade do setor de suprimentos da UE e promovendo o comércio justo.

Neste momento os sistemas alimentares representam quase um terço das emissões globais de GEE, consomem grandes quantidades de recursos naturais, resultam em perda de biodiversidade e impactos negativos à saúde (devido à sub e supernutrição) e não permitem retornos económicos justos e meios de subsistência para todos os atores, em particular para os produtores primários.

Para viabilizar e acelerar esta transição para um sistema alimentar justo, saudável e ecológico, são necessários instrumentos financeiros, mas também de pesquisa e inovação, pois podem ajudar a resolver problemas, desenvolver e testar soluções, superar barreiras e descobrir novas oportunidades de mercado.

Novas tecnologias e descobertas científicas, combinadas com a crescente consciencialização do público e a procura por alimentos sustentáveis, irão beneficiar todos os interessados.

A estratégia define iniciativas regulamentares e não regulamentares, com as políticas agrícolas e pesqueiras comuns como ferramentas essenciais para apoiar uma transição justa.

A UE irá apoiar a transição global para sistemas agro-alimentares sustentáveis ​​através das suas políticas comerciais e instrumentos de cooperação internacional.

Saiba mais sobre a Estratégia “Farm to Fork” aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa