Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia terá nutricionista 1756

Afinal, o primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia em Portugal terá, pelo menos, a contribuição de um profissional de Nutrição, confirmou à Viver Saudável a diretora do Serviço.

Noticiado na semana passada, o primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do país apresentou-se como um espaço de formação multidisciplinar e pioneira em Portugal. No entanto, a aparente ausência de um profissional de Nutrição, num serviço que contará com médicos, farmacêuticos e enfermeiros, originou críticas por parte do setor nas redes sociais, perante o que consideraram ser uma desvalorização da profissão.

“A nutrição parentérica no nosso hospital [Amadora-Sintra] está localizada na farmácia”, começou por explicar à Viver Saudável Rosalina Barroso, diretora deste Serviço de Neonatologia. Por isso, continua, a responsabilidade recaiu na altura sobre uma farmacêutica com uma pós-graduação em Nutrição. “Claro que não é nutricionista, mas tem essa pós-graduação, e foi com ela que tratamos da parte parentérica”, referiu.

Ainda assim, assegura, e contrariamente ao que inicialmente foi noticiado pela agência Lusa, haverá pelo menos um profissional de Nutrição neste espaço. “O Centro vai ter um nutricionista, obviamente, mas neste momento o papel do nutricionista não está ativo”, disse, a propósito de uma entrevista que ficará brevemente disponível.

Hospital Amadora-Sintra abre primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia em Portugal

Envie este conteúdo a outra pessoa