O Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde lançou recentemente o “Catálogo Digital de Alimentos”, uma nova ferramenta de acesso livre e simplificado que procura ajudar a população a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Lançado no Dia Mundial da Alimentação, que se celebrou na passada quinta-feira (16), o novo Catálogo permite explorar a composição nutricional e a lista de ingredientes de diversos produtos alimentares das nove categorias disponíveis: leite e bebidas lácteas aromatizadas, iogurtes, leites fermentados, queijos fresco e preparados de queijo fresco, cereais de pequeno-almoço, bebidas vegetais e alternativas vegetais ao iogurte, produtos de charcutaria, produtos de padaria, produtos de pastelaria pré-embalados, sumos e refrigerantes.
De acordo com o PNPAS, a ferramenta “reúne informação sobre mais de 2000 produtos alimentares disponíveis no mercado português, incluindo valor energético, teor de gordura, ácidos gordos saturados, açúcar e sal, lista de ingredientes, bem como a respetiva classificação Nutri-Score e Semáforo Nutricional”.
Integrado na participação portuguesa num sistema europeu de monitorização da oferta alimentar, o Catálogo apresenta dados recolhidos em 2022 e tem o objetivo de atualizar periodicamente os seus resultados.
“Com o Catálogo Digital de Alimentos, escolher bem é mais fácil”, garante o PNPAS, ao reforçar o compromisso da DGS “com a disponibilização de informação rigorosa e acessível à população, promovendo, assim, escolhas alimentares mais saudáveis e informadas”.
Consulte o “Catálogo Digital de Alimentos” do PNPAS-DGS aqui.




