Beber café estimula a digestão e pode combater doenças do fígado 2291

O consumo de café pode estimular alguns processos digestivos, assim como ter um efeito protetor contra cálculos biliares e doenças do fígado.

Este é o resultado de um estudo, denominado por “Effects of Coffee on the Gastro-Intestinal Tract: A Narrative Review and Literature Update”, de Astrid Nehlig, publicado na revista Nutrients, e apoiado pelo Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC).

Este estudo teve como objetivo analisar as consequências do consumo de café nos diferentes níveis do trato gastrointestinal.

Os resultados sugerem que o consumo moderado de café (3-5 chávenas por dia) não gerou efeitos nocivos nos vários órgãos do trato digestivo.

Descobriu-se que o café estimula a produção da hormona digestiva gastrina e de ácido clorídrico, presente no suco gástrico, que ajudam a digerir os alimentos no estômago. O café também estimula a secreção de colecistocinina, hormona que aumenta a produção da bílis, também envolvida na digestão.

O café parece também estar associado a mudanças na composição da microbiota intestinal. Descobriu-se que o consumo de café induz mudanças na composição da microbiota intestinal, principalmente no nível da Bifidobacteria, presente no trato gastrointestinal.

Os dados sugerem ainda que o café pode estimular o cólon tanto quanto os cereais, 23% mais do que o café descafeinado e 60% mais do que um copo de água.

A pesquisa também mostra que o efeito protetor do café contra doenças do fígado, incluindo o carcinoma hepatocelular, um dos tipos mais comuns de cancro de fígado.

O trabalho indica ainda que, ao contrário de algumas suposições, o consumo de café não está ligado a problemas intestinais ou digestivos

Apesar de todas estas descobertas, a investigadora sugere que sejam feitos mais estudos.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa