ASAE apreende mais de 4 toneladas de géneros alimentícios 358

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nos dias 11 e 12 de abril, uma operação de fiscalização, onde apreendeu mais de 4 toneladas de géneros alimentícios.

Esta operação teve como objetivo “verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças”, indica comunicado da ASAE, divulgado no seu portal.

Nesta operação “foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos”, explica a ASAE.

Participaram 160 inspetores, em 52 locais em todo o território continental, e foram fiscalizados 2.300 operadores económicos, tendo sido instaurados 32 processos de contraordenação e 1 processo-crime por contrafação.

Destacam-se como principais infrações “o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico em registador de temperatura, falta de indicação de menções obrigatórias em géneros alimentícios, entre outras”.

Ao todo foram apreendidos 4.152 Kg de géneros alimentícios (incluindo 3 toneladas de carne, cerca de 1 tonelada de batata, pão congelado, entre outros), 40 litros de vinho espumante, e 19 equipamentos de registo e controlo de temperatura, tudo num valor global que ronda os 44.500,00 Euros.

Mais informações, aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa