APN divulga curso sobre alimentação restrita em FODMAPs 0 416

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) vai realizar a 29 de novembro de 2019, em Lisboa, entre as 9:30 e as 18:30, o Curso subordinado ao tema Alimentação restrita em FODMAPs.

FODMAP é um acrónimo inglês de “Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols”, e refere-se a um conjunto de hidratos de carbono existentes numa grande variedade de alimentos que são frequentemente mal absorvidos e extensamente fermentescíveis, a nível intestinal, pela microbiota, desencadeando sintomatologia especifica como gases, distensão abdominal, alterações de motilidade e/ou dor, em indivíduos suscetíveis.

Este curso pretende dar a conhecer a adequada conceção, implementação e avaliação de uma alimentação restrita em FODMAPs, em indivíduos cuja situação clínica o demande.

A dieta restrita em FODMAPs (“Low FODMAP Diet”), foi criada em 2004 por uma equipa de investigação da Universidade Monash na Austrália, e está orientada para o controlo dos principais sintomas gastrointestinais funcionais associados a várias condições clínicas. Neste momento é uma das dietas aconselhadas a quem sofre de Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Envie este conteúdo a outra pessoa