APDP divulga novas tabelas de contagem de hidratos de carbono 982

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) apresentou as novas tabelas de contagem de hidratos de carbono.

Para a correta contagem de hidratos de carbono, a APDP recomenda a pesagem dos alimentos, a leitura dos rótulos e a utilização dos materiais recomendados na consulta de nutrição, para conferir a quantidade de hidratos de carbono que serão consumidos durante a refeição.

A APDP indica que a quantidade total de hidratos de carbono ingeridos deve ser sempre controlada por um nutricionista, sendo que esta será diferente para cada pessoa, dependendo de vários fatores, como a idade, o peso e o nível de atividade física, entre outros.

A Associação lembra também “que é importante ter em conta a rapidez de absorção dos alimentos. Devem ser incluídos alimentos de absorção lenta em cada refeição, para que haja uma elevação mais lenta e gradual da glicemia. Já relativamente aos hidratos de carbono presentes em salgados e doces, a sua ingestão deve ser minimizada, uma vez que, apesar de serem contabilizados os hidratos de carbono, estes produtos são na sua maioria ricos em gordura e calorias. Isto poderá ter um efeito negativo no peso, nos níveis de glicose e de colesterol, acabando por dificultar o controlo da diabetes”.

A APDP recomenda que uma alimentação saudável e equilibrada, além da atividade física e da medicação, fazem parte do tratamento das pessoas com diabetes e é fundamental para garantir um controlo glicémico.

“O objetivo de uma pessoa com diabetes é controlar e estabilizar os níveis de glicose no sangue. É crucial garantir uma alimentação mais equilibrada, evitar o pior controlo glicémico e reduzir o risco de obesidade e de doença cardiovascular. As novas tabelas de contagem de hidratos de carbono são assim fundamentais para uma melhor gestão dos alimentos que se vão transformar em glicose, como os alimentos ricos em hidratos de carbono”, indicou João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, em comunicado divulgado.

Consulte as tabelas aqui:
Alimentos Vários
Alimentos Doces e Salgados

Envie este conteúdo a outra pessoa