APDP deixa conselhos para diabéticos na época festiva 730

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal deixou no seu portal, alguns conselhos e recomendações aos diabéticos, nesta época festiva.

“Conhecido como a época dos excessos, o Natal deve celebrar-se com alguns cuidados em casa de pessoas com diabetes. E, este ano, devido à pandemia da COVID-19, os cuidados devem ser redobrados. Para alertar para a importância de uma alimentação saudável e uma postura de prevenção contra o contágio do novo coronavírus, a APDP partilha os principais conselhos essenciais para ter em conta durante este período”, indica a Associação no seu portal.

José Manuel Boavida, presidente da APDP indica que “a época natalícia pode ser extremamente desafiante para quem lida com a diabetes. É preciso saber antecipadamente quais os cuidados a ter. Isto não significa evitar participar nos jantares familiares ou fazer esforços maiores do que os já recomendados para a vida diária. O objetivo é que uma pessoa com diabetes consiga controlar e estabilizar os nível de glicose no sangue, evitando um pior controlo de glicemia”.

Tendo em consta o período, a APDP deixa alguns conselhos que considera essenciais a ter em conta durante este período: o substituir alguns ingredientes; controlar a quantidade de comida e calcular os hidratos de carbono que ingere; o comer um doce sem que a glicemia fique desnivelada; evitar ir comendo enquanto cozinha; fazer uma atividade física e fazer as compras com antecedência.

Para além destes conselhos a APDP faz também algumas recomendações em tempo de pandemia, pedindo prevenção para evitar o contágio de infeção da covid-19.

“Apesar de não terem mais probabilidade de contrair covid-19 do que a população em geral, as pessoas com diabetes são um dos grupos mais vulneráveis em relação ao risco de complicações graves. Como tal, durante o Natal é crucial continuar a adotar cuidados redobrados para evitar o contágio”, indica João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, no portal.

A Associação pede então “distanciamento físico, evitando estar com a família alargada muito tempo em espaços fechados, o uso de máscaras”, “continuar a fazer a recolha dos dados de glicemia de quatro em quatro horas, beber mais líquidos para evitar a desidratação, e verificar a temperatura diariamente, de manhã e à noite”.

A APDP termina por disponibilizar um manual de apoio para as pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, com as principais normas e recomendações para a época natalícia. Pode consultar o manual aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa