A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) é a grande vencedora da edição de 2025 do “Prémio de Melhor Associação de Estudantes de Literacia em Saúde“, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude.
De acordo com Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, o prémio será entregue, em mãos, à presidente da ANEN, Luísa Dias, no próximo dia 17 de novembro, pelas 18h30, na sede do Conselho Nacional da Juventude, em Lisboa.
“É meritório o prémio destes jovens estudantes com tanto potencial atual e futuro para a nutrição em Portugal“, escreveu Cristina Vaz de Almeida nas redes sociais.
Fundada em 2011, a ANEN “assume-se como uma estrutura federativa que pretende incentivar o debate sobre temas como política educativa, saúde, empregabilidade, associativismo, entre outros, juntos dos associados e entidades parceiras, em prol da representação, defesa e promoção dos estudantes de Nutrição”, lê-se no site da associação.
Com várias iniciativas e parcerias, a ANEN é responsável por inúmeros projetos que promovem a literacia em saúde junto da população. Em outubro, juntaram-se à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde no programa “Alimentação Divertida“, com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimular o consumo de frutas e legumes ou prevenir a obesidade infantil em escolas de Almada e Lisboa.
“Vidas condicionadas”: ANEN assinou reclamação coletiva enviada à ON
De igual modo, representam e defendem os futuros nutricionistas em temáticas concretas, seja na defesa do fim do estágio profissional obrigatório de acesso à Ordem dos Nutricionistas seja, mais recentemente, na crítica à desmarcação das Provas de Habilitação Profissional de dezenas de colegas.




