O Banco de Sangue São João apresenta nova campanha de sensibilização para a dádiva de sangue com vista a promover a doação regular de sangue e fidelizar novos dadores, reforçando que este gesto simples pode salvar a vida a pessoas que necessitam de transfusões, nomeadamente devido a cirurgias, doença oncológica ou acidentes.
Cada dádiva de sangue, lembra o Banco em comunicado, “pode salvar até três vidas, pois o sangue é separado em componentes como glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas, que podem ser usados em diferentes utentes”.
A campanha “Amigos para todas as vidas” traz “um visual forte e emocional” ao apresentar vários pares de amigos, figuras públicas e cidadãos anónimos, profissionais de saúde e atletas, bombeiros e estudantes universitários, que, lado a lado, desafiam o público para o ato solidário de dar sangue com regularidade.
A mensagem é clara: “Damos sangue juntos. Salvamos vidas juntos” e associou, até ao momento, mais de 60 personalidades da sociedade civil. Entre os rostos da campanha estão figuras públicas da televisão e do digital, jogadores da equipa principal do Futebol Clube do Porto, profissionais de saúde da ULS São João, bombeiros, professores, escuteiros, alunos e representantes de associações locais.
“O intercâmbio é enriquecedor”: Nutricionistas e investigadores juntos na ICFC2025
“A campanha pretende lembrar que a dádiva de sangue é um ato de amizade e de compromisso com a vida. Ao dar sangue, tornamo-nos amigos de pessoas que talvez nunca venhamos a conhecer, mas a quem damos a possibilidade de viver”, explica Sofia Maia Teixeira, médica do Banco de Sangue São João.
Os três municípios que integram a Unidade Local de Saúde São João (Porto, Maia e Valongo) juntam-se a esta campanha inédita, que pode ser vista em vários pontos destes três concelhos.
O Banco de Sangue São João está aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.




