Alimentos “Diet” podem danificar o fígado e causar obesidade 0 599

Segundo um estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, publicado na “Physiology and Behavior”, os produtos catalogados por “diet” não só podem provocar excesso de peso, mas também causar danos no organismo devido aos açucares artificiais.

O estudo, liderado pelo investigador Krzysztof Czaja foi realizado ao longo de quatro semanas em ratos de laboratório. A equipa criou três grupos de animais aos quais foi atribuída uma dieta diferente ao longo deste tempo: um grupo consumiu uma dieta rica em gordura e açúcar, outro seguiu uma dieta pobre em gordura e rica em açúcar e o terceiro ingeriu uma dieta equilibrada.

Durante estas semanas os investigadores controlaram o peso e analisaram amostras fecais dos três grupos, e constataram que os grupos das dietas desequilibradas evidenciavam um aumento de gordura no fígado e aumentos significativos do peso e gordura corporal, em comparação com o grupo que seguiu uma dieta equilibrada. Ambas as dietas não equilibradas produziram também inflamação crónica no trato intestinal e no cérebro dos animais.

“A maioria dos chamados produtos dieta que contêm muito pouca gordura ou nenhuma têm uma maior quantidade de açúcares camuflada por nomes sonantes, dando a impressão de que são saudáveis, mas a realidade é que estes alimentos podem danificar o fígado e causar obesidade”, sublinha o comunicado da Universidade da Georgia sobre este estudo.

O investigador Krzysztof Czaja, num estudo anterior, já tinha indicado que a inflamação no cérebro produz alterações na comunicação entre os intestinos e o cérebro, afetando o nervo que controla os sinais sensoriais responsáveis pela sensação de satisfação e saciedade.

Envie este conteúdo a outra pessoa