A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) promove, no próximo dia 31 de outubro, uma jornada cultural e gastronómica que mergulha nas origens do Halloween e nas suas ligações à alimentação e aos rituais pagãos.
Segundo o site da FCNAUP, a presença da abóbora nesta celebração remonta a tradições celtas e cristãs, que se fundiram ao longo dos séculos com antigos rituais pagãos ligados à transição das estações e ao ciclo agrícola. “Desde o tempo dos Celtas, que se celebra a transição entre os tempos do calor e da abundância com a entrada no inverno e escassez de alimentos”, explica a instituição. Mais tarde, no século VIII, o Papa Gregório III oficializou o dia 1 de novembro como data para homenagear santos e mártires, integrando elementos de ambas as tradições.
O evento, que terá lugar na Biblioteca da FCNAUP, às 13h00, inclui uma breve apresentação sobre o tema, seguida de um momento de degustação e convívio, onde não faltará a já tradicional sopa de abóbora da Casa da Nutrição.
A iniciativa propõe uma reflexão sobre a apropriação cultural pela indústria alimentar, com especial enfoque nos doces, e sobre as tradições alimentares portuguesas associadas a esta época do ano.
As inscrições estão abertas até 28 de outubro e podem ser feitas aqui.




