ON: Mais de metade da população do Algarve tem excesso de peso 942

 

 

27 de novembro de 2018

A Ordem dos Nutricionistas (ON) avança até ao Algarve para conhecer o trabalho dos nutricionistas nesta região, nos dias 28 e 29 de novembro, no âmbito do “Ciclo de Visitas da Bastonária”,  Esta é a região nacional onde os portugueses mais adicionam sal aos alimentos e na qual mais de 55% da população tem excesso de peso ou obesidade, informa uma nota enviada pela entidade.

«O Algarve é a região onde mais se adiciona sal aos alimentos quando estes já estão no prato (36%)»,de acordo com os dados de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que avança ainda que 33% dos algarvios são hipertensos.
 
Para Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, «estas mudanças de hábitos alimentares são fundamentais, mas só são possíveis quando há um conjunto de ações destinadas a melhorar os conhecimentos e comportamentos da população e quando se verifica uma mudança da disponibilidade no ambiente alimentar».

A bastonária relembra ainda  que a presença de nutricionistas nos centros de saúde, locais mais próximos da população «é essencial para alterar este e outros costumes prejudiciais à saúde»

 

Na Região do Algarve existem apenas 6 nutricionistas nos cuidados de saúde primários, um rácio que Alexandra Bento considera «muito aquém do preconizado pela Ordem dos Nutricionistas para fazer face às necessidades daquela população».

 
No programa do sétimo périplo da iniciativa, consta uma reunião com o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve), Paulo Morgado. 

Com o objetivo de fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas, o “Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas” decorre até ao próximo mês de dezembro, tendo passado por mais de 40 instituições de norte a sul do país, incluindo ilhas.
.

Envie este conteúdo a outra pessoa